Avif a nova tecnologia de imagens na web

As vantagens do novo formato e características dos programas.

Durante muito tempo os formatos de imagens gif, jpg, png reinaram absolutos na web. Sem dúvidas estes formatos pelas próprias características, serviram muito bem para utilização, porém com a atualização das tecnologias, novos padrões são estabelecidos.

Dentre as dificuldades de se manter um site rápido, o tempo de leitura dos arquivos de imagens no seu navegador é um fator a ser levado em conta, afinal quanto mais demorar para que um conteúdo seja renderizado, maiores serão as chances do visitante abandonar seu site.

Com a chegada dos serviços de streaming, vendas, lojas virtuais, manter um catálogo extenso atualizado é um desafio. Imagine milhares de imagens sendo carregadas sob demanda? Mesmo assim, dependendo do formato e do tamanho da imagem, custos adicionais podem inviabilizar um projeto.

O ideal, é que as imagens recebam um tratamento adequado antes de se realizar o upload para o servidor. No quesito tratamento de imagens, softwares como o Photoshop, Pixelmator, Paint.net e Gimp são sinônimos de ferramentas padrão, realizando todas as etapas de edição, redimensionamento, compressão e correção de cores, com maestria.

Estes softwares já estão preparados para exportar fotos no novo formato, permitindo que você possa continuar com seu fluxo de trabalho sem problemas. Basta salvar a imagem no formato Avif e subir para seu site.

Já estão disponíveis alguns plugins para a conversão “on-the-fly”, o que permite agilidade e velocidade para o seu site.

Apesar do formato ser livre, grátis, existem serviços externos pagos que podem realizar todo o trabalho de conversão e entrega, conforme o navegador utilizado pelo usuário.

Características do Avif

O formato permite uma maior compactação de um arquivo, porém mantendo a mesma qualidade que seria obtida com um jpg ou Webp, ocupando menos espaço do que estes. Por exemplo, na imagem do post anterior, as dimensões originais eram 1.299 pixels x 421 pixel, e foi redimensionada para 1 pixel x 1 pixel mantendo praticamente a mesma qualidade.

Supercompactação ​de arquivos de imagem
Supercompactação de arquivos de imagem

Nem preciso dizer o quão vantajoso é, para qualquer um, utilizar o novo formato. São inúmeras as vantagens.

Com isto o tempo de carregamento de um site, sofre uma intensa mudança de velocidade, ficando disponível muito mais rápido do que com a utilização dos formatos anteriores.

Para efeito de comparação, você poderá realizar uma análise no GTmetrix, antes e depois de converter todas as suas imagens para Avif. O desempenho é substancial e significante.

O Formato AVif foi desenvolvido de maneira a armazenar imagens ou sequências destas em um contêiner HEIF com compressão AV1, concorrente de outro formato, o HEIC, ambos do tipo ISOBMFF. Porém o HEIC usa HEVC para compressão.

Basicamente são técnicas de compressão e encapsulamento em um contêiner, cada uma com suas respectivas vantagens e desvantagens.

O AVIF permite a supercompressão, que inclusive possui um desempenho melhor do que Jpg/Webp.

Implementação

Existem plugins que fazem a conversão automática para o formato, servindo os formatos conforme a compatibilidade do seu navegador.

Já existem muitos conversores on-line e serviços de entrega via CDN.

Mas aqui no memo do dia, tudo é feito de maneira local, no próprio servidor. Se você deseja obter mais informações para implementar tudo, sob um custo especial, poderá entrar em contato comigo, através do nosso formulário de contato.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

AVIF já é suportado pelo memo do dia

Next Post

Conheça o verdadeiro rádio digital