Cache Warmer, acelere seu site sem complicações

Excelente tática para manter seu site rápido

Sites lentos, páginas demorando pra abrir e o resto você sabe, é o blá blá blá de sempre. Os usuários desistem…

Se existe um script para aumentar a velocidade de acesso para sites, eu te garanto que este é o Automatic cache warmer, um plugin WordPress que realmente cumpre a tarefa sem complicações. Garante um ganho de velocidade considerável, e permite que seu site obtenha um rankeamento interessante, do ponto de vista do SEO.

O conceito de cache warm é muito simples. Se você for solteiro, chegará em casa e terá que fritar o bife pra comer. Se você for casado, muito provavelmente já sentará na mesa para saborear o delicioso bife. Não tem segredo. O acesso ao seu site funcionará de maneira mais eficiente com este plugin trabalhando silenciosamente nos bastidores do servidor.

Uma experiência de usuário aprimorada, manterá os leitores do seu site mais tempo lendo seu conteúdo. Quem não gosta de comer bem e não ter que esperar muito tempo no restaurante? Pois é, é exatamente isto que um cache aquecido pode proporcionar para seus leitores, menos tempo de espera, o que na internet é muito importante.

Existem muitos plugins de aquecimento de cache na web, o problema é que você necessitará de servidores externos, e sabe como é né? Hoje em dia, não é nada interessante ficar abrindo portas no seu host e muito menos se conectando a serviços que você não conhece.

O Automatic Cache Warmer tem a grande vantagem de trabalhar em seu site sem a necessidade de se conectar a servidores externos. Pode não parecer nada demais em um primeiro momento. A menos que você se certifique do serviço, é sim muito perigoso deixar portas abertas.

Outra vantagem de se utilizar cache aquecido é a obtenção de taxas de conversão mais altas. Um ganho efetivo de velocidade que permite obter índices relevantes no page speed por exemplo.

Por outro lado as requisições ao banco de dados e outras funções essenciais ao funcionamento da estrutura do WordPress, terão um impacto menor no desempenho, uma vez que tudo estará pronto para ser acessado assim que o seu site for visitado.

Vale ressaltar que o Automatic Cache Warmer não é um plugin de cache, ele trabalha em conjunto com esta categoria de plugins, e é uma ferramenta utilizada para manter todos os dados que estão no cache do seu site, prontos para serem disponibilizados de uma maneira mais eficiente. O plugin utiliza sincronismo cron do seu host e é muito fácil configurar todas as opções.

Na janela de configuração do plugin, para cada opção de cache aquecido, o plugin fornecerá o comando cron respectivo, bastando copiar este comando e criar esta tarefa no painel de administração do seu host em “tarefas cron”. Em alguns hosts pode ser necessário eliminar a parte final do comando, logo depois das aspas(“), para que não ocorram erros. Faça o teste para o seu host.

O conceito de cache frio e quente

Normalmente o servidor realiza consultas ao banco de dados e preenche as chaves necessárias para servir a informação desejada, estes dados ficam armazenados no cache, até um certo limite, onde serão substituídos por uma nova consulta. Porém existe um limite de armazenamento para as informações no cache, definidos por, entre outros fatores, o tempo de expiração destes dados. Caso as informações tenham sido substituídas será necessário uma nova consulta, e tudo isto acontece automaticamente, e é conhecido por cache frio. No cache quente, estas informações são preservadas, liberando o banco de dados para realizar outras tarefas. Assim, o servidor trabalha com mais eficiência, uma vez que o aquecimento do cache, auxilia e muito a redução de consultas ao banco de dados. Consequentemente, leva-se menos tempo para que os visitantes do seu site obtenham as informações desejadas, o que contribui e muito para que a audiência do seu site aumente. Os leitores permanecerão mais tempo navegando, pois perceberão que o site é rápido.

Total
0
Shares
Next Post

WordPress 6.1 e problema de conexão no app para iPhone