dark

Classic Press; navegando por lugares novos em águas já conhecidas

avatar
Excelente alternativa bifurcada do WordPress
Classic Press; navegando por lugares novos em águas já conhecidas 4
Total Views :

Durante muito tempo eu busquei alternativas ao WordPress convencional. Mas nem sempre essa busca foi uma odisseia, havia até um determinado momento paz e harmonia no heartbeat do núcleo do cms mais utilizado no mundo.

O desejo de mudança despertou com a chegada do editor de blocos, logo nos primeiros releases da série 5 do WordPress. Para usuários novatos, faz sentido toda esta simplificação do modo de criar conteúdo, para os novatos. Quando se está na estrada há mais tempo, a sensação é de que a preguiça tomou conta dos editores de texto.

Um dos maiores prazeres em criar conteúdo para sites, é exatamente a dinâmica envolvida neste processo de criação. Que como exigido nas obras de arte, um olhar mais atento e comprometido com detalhes e capricho. Hoje a ilusória sensação de imediatismo engana muitos profissionais no quesito ganhar tempo x qualidade de um artigo, e isto é o que o Guttemberg faz, nada mais. Era melhor inserir um script no qual a formação seguiria os padrões do instant articles das redes sociais. Ganharia-se mais tempo, com qualidade. Hoje parece que jogamos na churrasqueira de palavras, enlatados jargões comerciais repletos de creme de keywords, com caldo de SEO, para ser servido a mecanismos de busca.

Com esta sensação em mente procurei alternativas, como o blogger, que me perdoe o Google, mas que porcaria hein? No extremo oposto me deparei com o médium que é o charmoso sem contexto e que quebra um galho como opção de divulgação. Na verdade o médium é excelente, para jornalistas e só. Eu queria resgatar aquela maravilhosa sensação de ter algo realmente meu novamente. Com o painel querido e amado, limpo, sóbrio e simples de sempre, com a eficiência de antigamente, quando acessávamos um painel de criação, e sentíamos a estabilidade como chão firme. Já não aguentava mais a instabilidade em alguns momentos do WordPress, que ultimamente parece uma colcha de retalhos. Arruma-se um problema aqui, surge outro ali e, para resolver o mais recente, acaba-se encontrando um remanescente de 3 a 15 dias atrás.

Classic Press

Foi aí que acabei conhecendo o Classic Press, para o qual inicialmente torcí o nariz, achando que seria mais uma modinha ubunto editions. Mas depois de olhar mais detalhamente, percebi que tudo que eu realmente precisava estava exatamente ali. Estabilidade, e o bom, velho e extremamente prazeiroso painel do WordPress, como sempre foi (e que não deveria ter mudado).

Assim como a Coca-Cola, o Yakult, e a Feijoada, nunca saem de moda, o WordPress jamais deveria ter mexido tanto em seu painel administrativo, a ponto de chegar onde chegou.

Para a felicidade em manter um blog, o Classic Press é, sem dúvidas a escolha certa para migrar. Tanto que depois de colocar prós e contras na balança, resolvi realizar a mudança hoje pela manhã. Loucura? Sim, mas os benefícios de blogar com segurança e o prazer de sempre estão de volta.

A diferença é que o painel antigo, está repleto de atualizações de segurança debaixo do capô. Muitas funções que estavam causando dor de cabeça e perda de tempo, simplesmente desapareceram. E recuperei a sensação de prazer enorme em instalar um plugin, e ele “funcionar”.

Eu detesto plugins no painel do admin, detesto código desnecessário, e este é o motivo pelo qual odeio o Yoast SEO e seus infindáveis bloatwares. Nunca o instalei e jamais irei, enquanto existirem estes avisos poluidores no painel do plugin, embora seja eficiente. No entanto, para surpresa incrível, no Classic Press, encontrei o Classic SEO, que funciona muito bem no WordPress, e é basicamente o Yoast gratuito. Eu também detesto SEO, mas finalmente encontrei o plugin exato, na medida certa para meu propósito. O Classic SEO é uma das maravilhas do Classic Press!

O Classic Press não é tão recente, a primeira versão foi lançada em (05) de março de 2019, sob o codinome Aurora. Possui um instalador autônomo e um atualizador que permite migrar do WordPress 4.9 para Classic Press.

É tão fácil e simples de instalar, que apenas a título de exemplo, basta abrir seu ftp, limar tudo e fazer o upload do arquivo de instalação do Classic Press, descompactando e movendo todos os arquivos extraídos para a pasta raiz. Acesse seu site e em seguida, preencha as informações do formulário. No meu caso, bastou inserir o nome do banco de dados, usuário e senha do banco de dados, e voilá! Aqui estamos de cara nova. Com novos perspectivas e opções. O Classic Press é fantástico para blogueiros!

Excelente alternativa ao wordpress convencional

Excelente alternativa ao wordpress
9710001
Fluído, leve e compatível com a maioria dos hosts da atualidade. Desempenho excelente em hosts compartilhados.
Assim como a Coca-Cola, o Yakult, e a Feijoada, nunca saem de moda, o WordPress jamais deveria ter mexido tanto em seu painel administrativo, a ponto de chegar onde chegou.
97/100
Total ScoreiEstabilidade e solidez no gerenciamento de conteúdo
  • Estabilidade
    98/100The best
    Excelente desempenho em servidores com poucos recursos
  • Facilidade
    98/100The best
    Tão fácil instalar quanto o próprio wordpress, principalmente se o site ja estiver em produção
  • Compatibilidade
    96/100The best
    Compatível com a maioria dos recursos, apis e outras integrações atuais

Prós

  • Compatibilidade otimizada
  • Leve e eficiente
  • Facilidade de intalação

Contra

  • Muitos plugins recentes ainda não suportam o Classic Press
Total
6
Shares
Next Post
Classic SEO, excelente plugin para otimizar seu site 5

Classic SEO, excelente plugin para otimizar seu site

Related Posts