Conheça o verdadeiro rádio digital

Totalmente digital o sistema surpreende pela conectividade e eficiência

Muito se fala em rádio digital no Brasil, mas a verdade é que a maioria ainda é analógica.
Emissoras de TV, Rádio FM e Streaming no Brasil em sua maioria operam pelo sistema analógico acoplado a um item digital. As consoles ditas digitais, apenas possuem certos componentes que sequer as introduzem no meio digital puro.

Sistema analógico

Emissoras de rádio convencionais, e aqui se incluem as web-rádios, são em essência analógicas. Possuem um mixer ou console analógico, pois ainda trabalham com conectores, rca, canon, e interligam todos os componentes através de cabos de áudio, e saindo do mixer, para o transmissor ( este sim pode ser digital) e ou streaming. Mas a parte digital só ocorre no estágio final. Portanto a emissora em sí não é digital.

Sistema Digital

No sistema digital, as conexões entre equipamentos são realizadas por cabos de rede padrão CAT6 através de um switcher(roteador) de rede. Esta rede deve ser isolada da rede convencional, para garantir o perfeito funcionamento e fluxo de dados. Essa rede substituirá todo o cabeamento analógico. E para cada equipamento conectado nesta rede, é necessário apenas um cabo de rede, ao contrário dos cabos de áudio balanceados ou não.

Conversores AD/DA

Os conversores digitais/analógicos e analógicos/digitais são o segredo para que tudo funcione corretamente entre os dois mundos.
Caríssimos, estes conversores são projetados para captar sinais analógicos e transformá-los em dados. Para que isto funcione, é necessário o emprego de tecnologia extremamente precisa e de alta qualidade. Um exemplo de conversor analógico digital de baixíssimo custo pode ser visto na saída USB do tipo A em mesas de mixagem como as da Yamaha ou interfaces da focuriste por exemplo.

Estes conversores é que fazem a ponte entre microfone e o streaming de rede por exemplo, e para aplicações profissionais, não há margem para erros.

O que é necessário para que a emissora seja totalmente digital.

Atualmente esta tecnologia está disponível no mercado, pela Wheatstone, que fabrica e comercializa os melhores conversores AD/DA do mercado, chamados de Blade.

A tecnologia da wheatstone é pioneira e de alto padrão, garantindo qualidade de nível profissional para emissoras de rádio.

Console Virtual

A grande estrela deste sistema é a Console Autônoma Virtual Glass LXE que substitui uma console real, através de telas touchscreen. Além disto, esta console pode ser instalada em notebook ou pc para transmissões multicast, por exemplo entrevistas em locais remotos, apenas com uma conexão de internet.

Console Autônoma Glass LXE. Foto: Wheatstone

O Glass LXE substitui todo o estúdio, e no lugar de uma mesa convencional com dispositivos eletromecânicos. Agora tudo passa a funcionar através do toque, em uma superfície de controle. Esqueça definitivamente das mesas físicas, todas estão obsoletas.

A Engine

O Software é instalado em um pc com Windows, e se conectará ao cérebro do sistema, um módulo de controle e comando denominado de Blade LXE Engine que atualmente está na versão 3.7. Este módulo nada mais é do que um equipamento que ocupa uma unidade de rack padrão 19”. E é conectado a um switcher juntamente com o computador onde foi instalado o Glass LXE.

Blade LXE 3.7 Engine. Foto: Wheatstone

Neste módulo será conectado 2 monitores touch-screen de 24” polegadas, através das saídas HDMi. O Blade LXE 3.7 é o conversor dos comandos da tela para o sistema digital que controlará os demais módulos do sistema, e a wheatstone resolveu chamar cada módulo de 19” de “lâmina”.

Módulo Mic e USB

A mesa virtual está pronta, agora é necessário realizar a conexão dos microfones, computadores, cd player, toca-discos ou outra fonte de sinal, seja ela analógica ou digital. Para isto é utilizado o módulo (lâmina) MP4I-USB, que é um poderoso conversor digital com capacidade para 4 microfones e 4 entradas digitais USB do tipo “A”. Cada entrada conta com um processador dinâmico completo, e independentes, que podem ser personalizadas para cada locutor.

Módulo de Mic e Linhas USB-A. Foto: Wheatstone

O MP4I-USB também é conectado à console por meio de um cabo de rede ligado ao switcher, e assim podendo ser controlado pelo Glass, através do Blade LXE que se encarregará do endereçamento de rede e de barramento na mesa virtual.
Abaixo um diagrama simplificado que ajudará você entender como funciona.

Diagrama simplificado. Foto : wheatstone

Neste diagrama você poderá ver que os quatro microfones e um PC, à título de exemplo,estão conectados à console virtual, que fará o serviço de mixagem e inserção de cada entrada através do Blade LXE que gerencia a mesa virtual.

Estágio Final Processamento de áudio

Para reduzir ainda mais os custos com equipamentos analógicos a Wheatstone fabrica o próprio processador de áudio totalmente digital e com uma característica única: São 8 canais de processamento internos que podem ser endereçados para qualquer canal/saída do sistema, ou seja, além de você contar com os processadores de microfones e entradas de linha digital via USB-A poderá inserir o processador em qualquer saída de canais, tornando o barramento principal versátil e poderoso. Este módulo (lâmina) é o Blade Aura 8-IP

Aura 8 IP Processador de 8 canais. Foto: Wheatstone

Com isto sua emissora se tornará realmente digital, utilizando apenas, Fones de ouvido, microfones e um ou até 4 computadores sem placa de som. Basta agora conectar a saída no transmissor ou streaming

Saída de sinal do sistema

Para saída final do sistema, está disponível o encoder para streaming e RDS para transmissão de informações.

Basicamente este é o perfil necessário para que uma emissora seja considerada totalmente digital na parte operacional de estúdios. Com este sistema todos os sinais de áudio, seja de microfones ou de reprodutores e até mesmo toca-discos poderá ser convertido em dados e transmitido tanto por FM como streaming.

O Glass LXE permite que o estúdio de gravação opere da mesma maneira que o estúdio do ar.

Para mais detalhes e preços , acesse a página da Wheatstone

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Avif a nova tecnologia de imagens na web

Next Post

IOS 15.7 melhora performance de iPhones 6s/Plus

Related Posts